Dec 232008
 



Não há muito o que se ver na TV fechada. Ainda é possível caçar belos filmes no Telecine – a versão restaurada de Três Homens em Conflito, de Sergio Leone, ou Thunderbolt e Lightfoot, de Michael Cimino, por exemplo -, mas já se foi o tempo de passar o dia inteiro na frente do canal.

No entanto, posso reviver a experiência hoje, a partir das 22h, com o TCM (Turner Classic Movies), que enfileira, de uma vez, Planeta Proibido, Dr. Fantástico e Assim Estava Escrito. Duvido que sejam exibidos com legendas, assim recomendo a tecla sap. Os horários:

22h – Planeta Proibido, 1956, de Fred M. Wilcox.

Clássica adaptação sci-fi de A Tempestade, de Billy Shakespeare. Leslie Nielsen comanda a espaçonave que dá de cara com o Dr. Edward Morbius, interpretado por Walter Pidgeon.

23h45 – Dr. Fantástico, 1964, de Stanley Kubrick.

Sátira pastelão e nonsense sobre a Guerra Fria e a ameaça nuclear. A junção de militarismo tacanho com sexo picareta rende os diálogos mais canalhas de que me lembro. De quebra, Peter Sellers está magnífico, ao se desdobrar em três papéis – um mais absurdo que o outro.

1h20 – Assim Estava Escrito, 1952, de Vincente Minnelli.

No intervalo entre Sinfonia de Paris e A Roda da Fortuna (que entram fácil em qualquer lista dos melhores musicais já feitos), Minnelli realizou o belíssimo melodrama Assim Estava Escrito, que permanece o olhar mais verdadeiro acerca do Sistema de Estúdios que se impôs em Hollywood até meados da década de 50, bem como sobre as relações entre produtores, diretores, roteiristas e atores. Oscars de atriz coadjuvante (Gloria Grahame), roteiro, fotografia, direção de arte e figurinos.

Related Posts with Thumbnails

Related Images:

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>