May 222009
 

Fim de semana com ficção científica soviética na Cinemateca do MAM. Destaque seria Solaris – não fosse em DVD!

Cinematecas não apenas preservam filmes, como também os exibem. A do MAM melhorou consideravelmente na primeira função (depois da reforma que sofreu há dois ou três anos), mas continua vexatória na segunda.

Os filmes são os mesmos, todos os anos. Já perdi a conta de quantas vezes as ficções científicas soviéticas foram exibidas! As cópias caem aos pedaços, não se informam a programações mensais com antecedência, substituem-se filmes em cima da hora, não há o menor traço de curadoria e, para piorar, os DVDs tomaram conta.

Não sou contra DVDs – são utilíssimos em cineclubes privados. Mas na Cinemateca do MAM, que em teoria, é responsável pela manutenção da cinefilia no Rio de Janeiro, são o mais completo absurdo. Se a própria Cinemateca não exibe filmes em película – ou no suporte em que foram projetados para exibição -, melhor fechá-la.

Deve se exigir sempre o mais alto padrão das cinematecas! Elas exibem filmes, debatem-nos, formam público – mas não aqui. Há tempos o MAM abandonou seu papel de espelho, de farol para os demais: quantas mostras no CCBB ou na Caixa Cultural não tiveram o menor rigor na curadoria, foram meramente caça-níqueis?

A programação:

sex 22
18h30 Ficção científica soviética. Solaris, de Andrei Tarkovsky. URSS, 1972. Com Natalya Bondarchuk, Donatas Banionis, Yuri Yarvet. Legendas em português. 165′. Cópia em DVD.
Solaris é um enigmático planeta rodeado de um misterioso oceano de plasma. Este plasma existe como se fosse um enorme cérebro vivo, com capacidade de materializar as recordações ocultas.
Classificação etária – 14 anos.

sab 23
16h Ficção científica soviética. Aelita, de Jakov Protazanov. URSS, 1924. Com Igor Il’inskij, Julja Solncedva, Nikolaj Ceretedi. Intertítulos em português. 100′. Cópía em DVD.
Primeiro filme soviético de ficção científica, com cenários futuristas, ambientado em marte. O engenheiro Los constrói um aparelho destinado a voar sobre o “planeta vermelho”.
Classificação etária – Livre.

18h Ficção científica soviética. O Homem Invisível, de Alexander Zhakarov. URSS, 1984. Com Andrei Kharitonov, Ramualdas Ramanavskaj, Natalia Danilova. Legendas em português, 90′.
Versão soviética do clássico de H. G. Wells, apoiada em excelentes efeitos especiais. Médico descobre como tornar um homem invisível.
Classificação etária – livre.

dom 24
16h Ficção científica soviética. O Enigma do Terceiro Planeta,de Roman Kachanov. URSS, 1981. Narrado em português. 50′. A sessão terá complemento.
Filme de animação. No final do século XXII, Alisa, seu pai e o piloto Zeleny vão para uma expedição espacial para encontrar animais raros para o zoológico de Moscou.
Classificação etária – livre.

18h Ficção científica soviética. Os Anéis de Órion, de Vassili Levin. URSS, 1982. Com Leonid Bakchtaev, Guennadi Chkuratov, Anatoli Matechko. Legendas em português. 90′.
Filme com imagens lisérgicas sobre explorações interplanetárias e o contato de um grupo de astronautas com civilizações extraterrestres, que utilizam novas formas de energia.
Classificação etária – 12 anos.

Related Posts with Thumbnails

Related Images:

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>