Jun 082006
 

O Homem Urso, 2005, de Werner Herzog

Revi O Homem Urso hoje e o filme melhorou. Como suspeitava, parte da minha implicância era com a tosqueira da imagem em DVD que o É Tudo Verdade exibiu. Em película, bonito (e Herzog NECESSITA da beleza), é outra coisa.

Continuo não gostando da cena do áudio, e da narração do diretor, que quer a todo custo desmentir Treadwell. O incômodo de Herzog com a diferença de visão que o ecologista possui é visível para mim, e ele não o soluciona a contento… A tentativa de mostrar Treadwell como um proto-cineasta também é um tanto forçada. E a seqüência das cinzas sendo jogadas é muito cafona. Herzog de coração mole realmente não dá.

Quando o diretor se centra no personagem, nos vídeos, na relação do cara com os ursos, na sua pretensão de ser um “kind warrior”, de romper com a civilização, de se tornar um selvagem, aí sim o Homem Urso é forte. Acredito que é a primeira vez que Herzog não tem acesso direto ao personagem documentado (pois ele está morto), e dessa forma precisa reconstituir sua vida com os filmes que o próprio registrou e através de entrevistas com conhecidos e especialistas.

A construção da ida do ecologista para o Alasca como uma fuga de seus infernos pessoais (drogas, bebida, etc), que antes me parecia simplista, agora está mais aceitável. Soa como parte da ojeriza geral de Treadwell por tudo o que é civilizado, e sua paixão pelo selvagem, pela natureza.

Outro detalhe bacana está na quase subliminar história de amor de Timothy com Amie, que aparece duas ou três vezes, e que no entanto preenche o filme praticamente inteiro. No seu último ato, enquanto era devorado e percebia que já estava morto, Treadwell quis salvá-la, mandando-a se afastar – atitude de compaixão e de bondade característica dos humanos, e de ninguém mais. E Amie respondeu na mesma moeda, pois não fugiu, tentando libertar o namorado das presas do urso.

Apenas o homem negaria o próprio instinto de sobrevivência para se sacrificar pelo outro.

PS: não pretendi escrever uma crítica, são só anotações esparsas. Era para ser um PS do post anterior, mas como ficou muito grande resolvi fazer um post só para ele.

Related Posts with Thumbnails

Related Images:

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>