Nov 232010
 

Inéditos

Adeus, Dragon Inn (Bu san / Taiwan, 2003)

No último dia antes do fechamento de um velho e gigantesco cinema em Taipei, vários personagens se encontram na platéia quase vazia. Mas nem todos estão interessados em assistir ao último filme em cartaz. Prêmio FIPRESCI – Festival de Veneza. 18 anos. (82 min)

Eu Não Quero Dormir Sozinho (Hei yan quan / Taiwan-Malásia-China-França-Áustria, 2006)

Sem-teto chinês em Kuala Lumpur é atacado e roubado mas é abrigado por um grupo de trabalhadores de Bangladesh. Mais tarde forma-se um triângulo amoroso entre o chinês, um dos trabalhadores e a garçonete
de uma cafeteria. Mostra Competitiva – Festival de Veneza. 18 anos. (115 min).

Face (Visage / França-Taiwan-Bélgica-Holanda, 2009)

Cineasta asiático, logo após a morte de sua mãe, vai a Paris para rodar no Louvre um musical sobre o mito de Salomé. Mostra Competitiva – Festival de Cannes. 18 anos. (138 min).

Que Horas São Aí? (Ni na bian ji dian / Taiwan-França, 2001)

Camelô de relógios de Taipei apaixona-se por uma cliente que chegou da França. Obcecado por ela, passa a acertar todos os relógios de Taipei com o fuso horário de Paris. Mostra Competitiva – Festival de Cannes. 18 anos. (116 min).

Rebeldes do Deus Neon (Qing shao nian nuo zha / Taiwan-França, 1993)

Estudante problemático é testemunha de um acidente de trânsito envolvendo o táxi de seu pai e passa a seguir obsessivamente os agressores.18 anos. (106 min).

Distribuídos comercialmente no Brasil

O Buraco (Dong / Taiwan-França, 1998)

Casal de vizinhos solitários é obrigado a se relacionar quando um buraco é aberto na sala do apartamento de um deles para conter um vazamento que passa a unir os dois imóveis. Prêmio FIPRESCI – Festival de Cannes. 18 anos. (95 min).

O Rio (He liu / Taiwan, 1997)

Rapaz passa a sentir fortes dores no pescoço após mergulhar num rio durante uma filmagem e procura ajuda com o pai. Enquanto isto freqüenta saunas gays onde terá um encontro surpreendente. Urso de Prata – Festival de Berlim. 18 anos. (115 min)

O Sabor da Melancia (Tian bian yi duo yun / Taiwan-França, 2005)

Após voltar de Paris, estudante se encontra por acaso com camelô de relógios que conhecera anteriormente e começam a namorar. Mas ela não sabe que agora ele é um ator de filmes pornográficos. Prêmio Alfred Bauer, Prêmio FIPRESCI e Urso de Prata – Festival de Berlim. 18 anos. (114 min).

Vive L’amour (Ai qing wan sui / Taiwan, 1994)

Dois rapazes e uma moça passam a noite clandestinamente num apartamento que está à venda sem que um saiba do outro. Mas o encontro entre os três será inevitável. Leão de Ouro (dividido com Antes da Chuva, de Milcho Manchevski) – Festival de Veneza. 18 anos. (118 min).

Cada um com seu Cinema (Chacun son cinema/ França, 2007)

Filme de episódios em comemoração aos 60 anos do Festival de Cannes onde 33 cineastas do mundo todo foram convidados para realizarem curtas metragens de três minutos tendo o amor ao cinema como tema. Ming-liang, no episódio It’s a Miracle, aborda as películas que assistia quando criança, na Malásia. 18 anos. (100 min).

Curtas/Medias-metragens (inéditos)

Fish, Underground ou Uma Conversa com Deus (Taiwan, 2001)

Colagem de imagens de uma manifestação religiosa em Taipei que o cineasta encontrou ao acaso quando ia fazer um documentário sobre um guia espiritual. 18 anos. (30 min).

A Passarela Se Foi (Taiwan-França, 2002)

Moça lembra-se de um encontro que havia marcado com um rapaz ao passar perto da passarela onde se conheceram. A passarela foi derrubada mas o rapaz esta bem perto dela. 18 anos. (25 min).

Madame Butterfly (Itália-França-Taiwan 2009)

Ming-liang apresenta sua versão muito particular da personagem da ópera de Puccini: Madame Butterfly surge sem dinheiro e abandonada pelo amante numa rodoviária de Kuala Lumpur. 18 anos. (36 min).

Telefilmes (inéditos)

Todos os Cantos do Mundo (Hai jiao tian ya / Taiwan, 1989)

Estudo de uma família desestruturada de baixa classe média no qual a
filha envolve-se com a prostituição. 18 anos. (74 min).

Deêm-me uma Casa (Gei wo yi ge jia,Taiwan, 1991)

Título pouco conhecido que o diretor chinês assinou para a TV de Taiwan no início de sua carreira no início dos anos 90. A inclusão de Dêem-me uma Casa neste evento será uma de suas raras exibições pois não há registro da presença deste telefilme em nenhuma retrospectiva de Tsaio Ming-Liang promovida anteriormente. Inédito no Brasil. Cor / beta. 16 anos. (50 min).

Boys (Xiao hai / Taiwan, 1991)

Adolescente faz pequenas chantagens com colegas de classe mais novos e também acaba sendo vítima. 18 anos. (74 min).

Mau Cheiro (Wo de chou haizi / Taiwan, 1991)

Documentário sobre um garoto que sofre de uma doença rara. Co-dirigido por Lee Kang-Sheng. 18 anos. (74 min).

Meus Novos Amigos (Wo xin renshi de pengyou / Taiwan, 1995)

Documentário sobre dois portadores do vírus da AIDS. 18 anos. (74 min).

Documentários sobre Tsai Ming- Liang (inéditos)

Dormindo sobre Águas Negras (Sleeping on the Dark Waters,Taiwan, 2008)

Os bastidores de Eu Não Quero Dormir Sozinho, primeiro longa que Tsai Ming-Liang filmou na Malásia, seu país natal. Inédito no Brasil. Cor / beta. 14 anos. (50 min).

Flores no Espelho, Água na Lua, de François Lunel (Fleurs dans le Miroir, Lune dans l’Eau, França-Taiwan, 2009)

Perfil de Tsai Ming-Liang na filmagens de Face, quando rodava seu longa mais recente no Museu do Louvre, em Paris. Inédito no Brasil. Cor / beta. 14 anos. (48 min).

Related Posts with Thumbnails

Related Images:

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>