Apr 082011
 

A mostra Amor à Francesa começou semana passada. Ela pega fogo, no entanto, a partir de amanhã, com As Grandes Manobras e Inferno do Amor Possessivo (Ok, já teve Os Guarda-Chuvas do Amor). E domingo, programa duplo imperdível: Lola Montès e Um Dia no Campo. Não sei qual o melhor, mas como Ophüls ainda não foi exibido no RJ, leva vantagem.

Há, também, três Rohmer (O Joelho de Claire, Minha Noite com Ela e o mais raro O Amigo da Minha Amiga), Jean-Luc Godard (Prénom Carmen), outro Chabrol (Madame Bovary), Assayas (Destinos Sentimentais) e até Vadim (E Deus Criou a Mulher).

Mas senti falta de Rivette. Cadê A Bela Intrigante?

Sexta-feira 08
18h30 – Má Fé (Mauvaise Foi) de Roschdy Zen. França, 2006. Com Cécile de France, Leila Bekhti, Pascal Helbé. Legendas em português. 88’. Clara, judia, e Ismael, muçulmano, é um casal feliz até o dia em que ela engravida. A relação deles passará, então, por duras provas e terá de achar seu caminho entre o peso das tradições, os reflexos identitários e outras pressões familiares. Classificação indicativa – livre.

Sábado 09
16h – As Grandes Manobras (Les Grandes Manouvres) de René Clair. França, 1955. Com Brigitte Bardot, Gerard Philippe, Jean Dessailly. Legendas em português. 107’. Uma cidade do interior, antes de 1914. Armand, tenente de cavalaria, aposta que é capaz de seduzir a costureira da rua principal. Esta primeiramente recusa. Finalmente, cede quando pensa que o belo oficial foi morto em duelo. Classificação indicativa – livre.

18h – O Inferno do Ciúme Possessivo (L’Enfer) de Claude Chabrol. França, 1994. Com Emmanuelle Béart, François Cluzet, Thomas Chabrol. Legendas em português. 98’. Depois de comprar a “residência do Lago”, Paul se casa com a deslumbrante Nelly. Os negócios prosperam e a vida do jovem casal parece um sonho. Contudo, Paul está cada vez mais tenso e irascível. Classificação indicativa – 16 anos.

Domingo 10
16h – Lola Montès de Max Ophuls. França, 1955. Com Martine Carol, Peter Ustinov. Legendas em português. 115’. A história de Lola Montès (1821-1861), uma dançarina e cortesã do século XIX que ficou célebre por romances escandalosos com o compositor Franz Liszt e com o Rei Ludwig I da Baviera. Classificação indicativa – livre.

18h – Um Dia no Campo (Une Partie de Campagne) de Jean Renoir. França, 1936. Com Gabriello, Georges Darnoux, Jacques B. Brunius. Legendas em português. 41’. Comédia dramática de Renoir, na qual uma jovem acompanhada de seu futuro marido, de seu pai e sua mãe, passa um dia no campo, onde ela encontra um novo amor. Classificação indicativa – livre.

Sexta-feira 15
18h30 – Destinos Sentimentais (Les Destinées Sentimentales) de Olivier Assayas. França, 2000. Com Oliver Perrier, Charles Berling, Emmanuelle Béart. Legendas em português. 180’. Jean e Pauline se reencontram pela primeira vez em Barbazac, durante um baile: ela tem apenas vinte anos e ele é pastor, casado, pai de família e acaba de resignar-se ao fracasso de sua união com Nathalie. Classificação indicativa – 14 anos.

Sábado 16
16h – O Cavalheiro do Telhado e a Dama das Sombras (Le Hussard sur le Toit) de Jean-Paul Rappeneau. França, 1995. Com Juliette Binoche, Oliver Martinez. Legendas em português. 120’. Durante uma epidemia de cólera que assola a França do século XIX, um jovem italiano desertor do exército francês, tenta retornar a seu país. Durante a fuga, ele conhece Pauline, uma aristocrata que sofre com a ausência do marido. Classificação indicativa – 14 anos.

18h – O Joelho de Claire (Le Genou de Claire) de Eric Rohmer. França, 1970. Com Fabrice Luchini, Jean-Claude Brialy. Legendas em português. 105’. Um homem maduro, prestes a se casar, conhece uma garota adorável e muito mais jovem. Um forte sentimento logo envolve o sério diplomata e a frágil, porém lúcida, garota. Classificação indicativa – 14 anos.

Domingo 17
16h – A Discreta Intimidade de Uma Mulher (Le Discret) de Christian Vincent. França, 1990. Com Fabrice Luchini, Judith Henry, Marie Bunel. Legendas em português. 95’. Dono de uma livraria e editor convence um amigo a seduzir uma desconhecida, escrever um diário íntimo de sua relação, publicar este diário e abandoná-la brutalmente. Classificação indicativa – 14 anos.

18h – Madame Bovary de Claude Chabrol. França, 1991. Com Isabelle Hupert, Christophe Malavoy, Jean Yanne. Legendas em português. 140’. Emma Rouault, de origem camponesa, se casa com o médico viúvo Charles Bovary. A vida no interior a aborrece e muito. O mesmo sentimento sente em relação ao marido. Classificação indicativa – 14 anos.

Sábado 23
16h – … E Deus Criou a Mulher (Et Dieu Crea la Femme) de Roger Vadim. França, 1956. Com Brigitte Bardot, Curd Jurgens, Jean-Louis Trintignant. Legendas em português. 92’. Juliette, órfã, inventa e impõe uma autonomia solar e provocante, em Saint Tropez. A juventude e a beleza como promessas de felicidade. Classificação indicativa – 14 anos.

18h – Minha Noite com Ela (Ma Nuit Chez Maud) de Eric Rohmer. França, 1969. Com Anne Dubot, Françoise Fabian, Guy Léger. Legendas em português. 110’. O engenheiro Jean-Louis volta à cidade de Clermont depois de ter morado anos fora. Católico introvertido, ele acaba por nutrir uma paixão platônica pela loura Françoise, que ele encontra nas missas de domingo. Classificação indicativa – 12 anos.

Domingo 24
16h – A Falsa Servente (La Fausse Suivante) de Benoît Jacquot. França, 1999. Com Mathieu Amalric, Sandrine Kiberlain, Isabelle Hupert. Legendas em português. 90’. Jovem e rica decide se disfarçar, a fim de encontrar seu futuro marido. Travestida de homem, tece amizade com o sujeito para sondá-lo antes das núpcias. Classificação etária – 14 anos.

18h - Marie-Jo e Seus Dois Amores (Marie-Jo et Ses Deux Amour) de Robert Guédiguian. França, 2001. Com Ariane Ascaride, Gerard Meylan, Jean-Pierre Darroussin. Legendas em português. 124’. Marie-Jo, casada com Daniel, inicia um caso extraconjugal com Marco, mas não deixa de amar o marido: ela está apaixonada por dois homens. Classificação indicativa – 14 anos.

Sexta-feira 29
18h30 – Carmen de Godard (Prénom Carmen) de Jean-Luc Godard. França, 1983. Com Maruschka Detmers, Jacques Bonnaffé. Legendas em português. 80’. Filme vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza. Carmen faz parte de um grupo de jovens que pretende assaltar um banco, e acaba se envolvendo com o guarda, que faz a segurança do estabelecimento. Classificação indicativa – 14 anos.

Sábado 30
16h – Uma Cama para Três (Gazon Maudit) de Josiane Balasko. França, 1994. Com Alain Chabat, Anémone, Catherine Lachens. Legendas em português. 105’. Laurent e Loli formam um casal feliz que vive de modo burguês em uma pequena cidade do Sul da França. Até o dia em que o trailer de Marijo quebra bem diante da casa deles. Classificação indicativa – 12 anos.

18h – O Amigo de Minha Amiga (L’Ami de Mon Amie) de Eric Rohmer. França, 1987. Com Legendas em português. 103’. Blanche acaba de se instalar em Cergy-Pontoise onde ela é nomeada responsável administrativa da Prefeitura. Certo dia, ela conhece Léa que, ainda que não muito esportiva, é convencida por Blanche a acompanhá-la à piscina. Lá, encontram Alexandre, um conhecido de Léa, acompanhado de Adrienne, sua namorada no momento. Classificação indicativa – 14 anos.

Related Posts with Thumbnails

Related Images:

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>