Mar 042008
 

Pois é, a grande patrocinadora e parceira do cinema nacional agora também colocou o nome na Maratona Odeon. Fazer o que? Eu preferia “Maratona Odeon Sinaf – Pague para Entrar, Reze para Sair”, mas não é possível.

A programação de março:

23h20

2 Dias em Paris, de Julie Delpy.
Com Julie Delpy, Adam Goldberg, Daniel Bruhl, Marie Pillet
(2 Days in Paris, 96 minutos, França, Alemanha, 2007)

Dois dias na vida de um casal que vive em Nova York. Marion é uma fotógrafa francesa. Seu namorado, Jack, é um americano decorador de interiores. Na tentativa de reascender o relacionamento entre eles, os dois decidem viajar para a Europa. A primeira parada é Veneza, mas nada funciona como esperado pois ambos acabam tendo problemas com gastrite. Marion sugere a França – mais precisamente Paris, já que é sua casa. Mas surgem novos problemas: Jack terá de lidar com a autoritária família de Marion e a recusa deles em se comunicar na língua inglesa; Marion flerta com o ex-namorado, causando ciúmes em Jack; e este deixa Marion fora do sério porque quer fotografar todas as mais famosas lápides em Paris, além de reclamar que as camisinhas francesas são muito pequenas para ele.

2h

Irina Palm, de Sam Garkarski.
Com Marianne Faithfull, Miki Manojlovic, Kevin Bishop, Siobhan Hewlett, Dorka Gryllus, Jenny Agutter, Corey Burke, Meg Wynn Owen e Susan Hitch (Irina Palm, Belgium/ Luxembourg/ UK/ Germany/ France, 2007, 103 minutos)

Maggie (Marianne Faithfull) é uma viúva em torno dos 50 anos, que precisa conseguir dinheiro para pagar o caro tratamento médico de seu neto. Desesperada, ele vagueia pelas ruas do Soho londrino até encontrar um aviso na porta do clube privê Sexy World, que diz que procura uma “recepcionista”. Decidida, Maggie se apresenta para a vaga e consegue o emprego. Com a ajuda da colega Luisa (Dorka Gryllus) ela logo aprende as manhas da profissão, tornando-se a sedutora Irina Palm. Rapidamente ela se torna a estrela mais lucrativa e procurada do clube, mas sua vida dupla gera desconfiança de seu filho e as fofocas dos vizinhos.

4h30

Partículas Elementares (Elemetarteilchen, Alemanha, 2006) de Oskar Roehler.
Com: Moritz Bleibtreu, Christian Ulmen, Martina Gedeck, Franka Potente, Nina Hoss, Uwe Ochsenknecht, Corinna Harfouch, Ulrike Kriener, Jasmin Tabatabai, Michael Gwisdek, Herbert Knaup, Tom Schilling

Dois irmãos com mais de 30 anos possuem personalidades opostas, sendo um deles tímido e introspectivo, enquanto o outro é adepto de fantasias sexuais realizadas com prostitutas. Quando ambos conhecem duas mulheres pelas quais se apaixonam, algo muito sério acontece, fazendo com que os dois homens decidam entre lutar pelas suas conquistas ou voltar a viver como antes.

A grande curiosidade está logo no primeiro: Julie Delpy diretora. Ela atua, canta, escreve e é uma belezura – será que atrás das câmeras manda bem? Há Marianne Faithfull no filme de Sam Garkarski… e a Maratona termina com Oskar Roehler.

Bem… Oskar Roehler cometeu Agnes e Seus Irmãos, há dois ou três anos, no Festival do Rio. Caso assistam ao novo, é por conta e risco, porque avisei o contrário.

E vale o mantra: o cinema alemão está morto e enterrado! (salvo os senhores habituais: Herzog, Kluge, Syberberg – Wenders não…).

Related Posts with Thumbnails

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>